Novos Baianos


Um grupo de jovens baianos, fãs de João Gilberto, Dorival Caymmi, da riqueza musical da época de ouro (1930-40), da Bossa-nova e do ritmo marcante de sua geração, o rock, encontrou-se na Bahia, no mesmo movimento em que estavam Tom Zé e os já emigrados Caetano Veloso e Gilberto Gil.
O Novos Baianos construiram uma sonoridade própria, notadamente na interpretação do samba e associaram a isso, elementos da contra-cultura perceptível nas letras, a qualidade individual de cada um, músicos talentosos, como Pepeu Gomes, compositores como Moraes Moreira e Galvão, boas vozes como a de Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo, além da rica seção de percussão.
Dentre os méritos dos Novos Baianos está o resgate de Assis Valente, pela gravação do então esquecido samba Brasil Pandeiro. A interpretação dessa música de certo modo sintetiza a proposta do grupo: arranjo que mesclava a os elementos de voz e percussão de grupos como Bando da Lua e de João Gilberto, violões executados na base, com direito a riffs, e cavaquinho dialogando com a voz, além do baixo elétrico.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: